AUDITORIA AMBIENTAL

A Auditoria Ambiental é uma ferramenta que permite às empresas atingir e manter a eficácia da gestão ambiental em qualquer empresa por meio de um plano de ação completo e abrangente. A auditoria ambiental consegue apontar tanto as deficiências existentes como as futuras, prevenindo gastos mais elevados no futuro.

 

Primeiramente deve-se identificar o objeto desta auditoria ambiental, ou seja, detectar as vulnerabilidades ambientais, não só no âmbito da conformidade ambiental, mas considerando também riscos, imagem e sustentabilidade.

 

Isso se dá através de observação qualitativa em campo, levantamento de documentos, reuniões com equipe e elaboração de diagnóstico conclusivo da auditoria ambiental baseado nestas informações.

 

A Replante Ambiental tem grande experiência em auditoria ambiental e está preparada para conduzir auditorias em empresas e empreendimentos de todos os setores, incorporando especialistas da área ao time da auditoria ambiental, produzindo assim um retrato amplo e completo da atual condição ambiental.

 

Esta auditoria ambiental servirá de alicerce à realização de ações corretivas, estratégicas, preventivas e gerativas.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PARA EMPRESAS

A Educação Ambiental para Empresas é um processo de aprendizagem permanente, baseado no respeito a todas as formas de vida. Sendo que a educação ambiental para empresas firma valores e ações que contribuem para a transformação humana, social e preservação ecológica.

 

A educação ambiental para empresas estimula a formação de sociedades justas e ecologicamente equilibradas, conservando entre si relações de interdependência e diversidade. Isto requer responsabilidade individual e coletiva.

 

O processo de educação ambiental para empresas é parte fundamental de qualquer projeto de sustentabilidade, pois não é suficiente determinada uma regra, mas sim que todos verdadeiramente compreendam a necessidade de adotar as práticas sustentáveis e todos os seus benefícios, financeiros, sociais ou ambientais.

 

Além disso, os cidadãos integrados à educação ambiental para empresas saberão reconhecer o valor das ações de responsabilidade socioambiental das mesmas, valorizando tanto a adoção destas como a própria imagem de marca, tornando-se, portanto um argumento de venda.

 

Atualmente a educação ambiental é parte da grade curricular de escolas e universidades e como tal está promovendo desde já uma mudança sensível na sociedade, atual e futura. Aquelas que desejam manter-se no mercado deverão perceber esta tendência e adotar a educação ambiental para empresas.

 

Nesse sentido, a Replante Ambiental cria projetos de educação ambiental para empresas voltados a cada tipo de cenário de acordo com as necessidades do cliente, objetivando a consciência socioambiental e a difusão de práticas sustentáveis, exercendo assim a cidadania.

 

 EIA/RIMA, Estudos de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto ao Meio Ambiente.

O Estudo de Impacto Ambiental e seu respectivo Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (EIA/RIMA) são necessários aos empreendimentos e atividades considerados efetivos ou potenciais causadores de degradação significativa do meio ambiente.

 

EIA é um estudo quantitativo e técnico desenvolvido por diversos especialistas (geólogos, biólogos, engenheiros, arqueólogos, sociólogos, advogados, entre outros) avaliando todas as alterações que a instalação pode causar à região. RIMA é uma versão reduzida e simplificada do EIA, voltada ao público em geral, visando explicar as alterações e as medidas mitigadoras e servindo também de base para a Audiência Pública.

 

O EIA/RIMA, conforme a Resolução CONAMA N° 001/86, deve ser desenvolvido por uma equipe consultora independente da empresa empreendedora e é instrumento obrigatório para expedição da Licença Prévia (LP). O EIA/RIMA deverá estabelecer as condições necessárias à viabilidade ambiental do empreendimento, logo, o EIA/RIMA deve ser elaborado de forma estratégica, consistente e abrangente.

 

Ao final dos estudos são definidos as compensações e programas ambientais mitigadores compatíveis, permitindo a implantação do empreendimento no local desejado. A ECOlogis está totalmente qualificada e habituada a conduzir EIA/RIMA em grandes empreendimentos.

 

Veja alguns de nossos trabalhos com EIA/RIMA em nossa lista de clientes. Solicite uma visita Nossos consultores ambientais estão à disposição para visitá-lo em sua empresa, discutir e conhecer melhor o caso e suas características, identificando eventuais pontos de atenção e ainda permitindo o preparo de uma proposta de orçamento mais precisa, de acordo com suas necessidades.

ESTUDOS AMBIENTAIS

e outros serviços

Estudos Ambientais Técnicos

Os estudos ambientais são necessários em diversas situações e a qualidade técnica de sua realização é fundamental para sua eficácia. Além de avaliar o Meio Físico (Ar, Água e Solo,Ruído, Vibração) e o Meio Biótico (Fauna e Flora), os estudos ambientais avaliam o Meio Socioeconômico em suas diversas esferas e particularidades, considerando o aspecto legal da questão em estudo.

Os profissionais envolvidos nos estudos ambientais devem ser não apenas tecnicamente qualificados, mas experientes em suas especialidades e com conhecimento sobre o órgão público ambiental relativo, considerando sempre a interpretação da questão dada pelo mesmo.

A Replante Ambiental dispõe de equipe técnica qualificada e especializada em estudos ambientais, incorporando as preocupações e particularidades do cliente e do contexto onde a questão se insere. Experiente na elaboração de quaisquer estudos ambientais necessários.

Relatórios de Responsabilidade Socioambiental

Os estudos ambientais englobam também a responsabilidade socioambiental da empresa. Incorporando em suas atividades diárias a gestão de atividades sociais e ambientais a empresa a fim de proporcionar a todos a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento do ser humano. Os estudos ambientais (preventivos, educativos, culturais, artísticos, etc.) devem ser valorizados e divulgados a todos, assim a empresa estará agregando valor à marca e transmitindo solidez aos investidores em potencial.

O próprio mercado tem valorizado os estudos ambientais, como o ranking de empresas sustentáveis da Bovespa,que oferece taxas de juros mais baixas a estas empresas, valorização da marca, entre outros. Em suma, os estudos ambientais são uma forma eficiente de comunicar sustentabilidade, traduzindo estas medidas em benefícios concretos.

A Replante Ambiental conduz estudos ambientais avaliadores das atuais práticas socioambientais da empresa/empreendimento e propõem as melhorias necessárias, podendo ainda auxiliar na compilação do Relatório de Responsabilidade Socioambiental (ou somente Social ou Ambiental), voltado ao público externo, comunicando as medidas adotadas, melhorias e benefícios alcançados com os estudos ambientais.

Programas Ambientais

No caso da realização de EIA/RIMA, é definida uma série de programas ambientais visando à mitigação do impacto a ser causado pelo novo empreendimento. Devem ser detalhados nos estudos ambientais antes da solicitação da licença de instalação, iniciando sua aplicação durante a fase de obras.

Alguns exemplos de programas ambientais e estudos ambientais são:

Programa de Controle de Obras;

Programa de Controle de Tráfego;

Programa de Monitoramento de Qualidade do Ar;

Programa de Monitoramento de Qualidade da Água;

Programa de Monitoramento de Qualidade do Solo;

Programa de Monitoramento de Fauna e Flora;

Programa de Controle de Ruídos;

Programa de Controle de Vibrações;

Programa de Controle de Processos Erosivos;

Programa de Educação Ambiental;

Programa de Comunicação Social;

Programa de reconstituição da flora original;

Programa de reintrodução da fauna original;

Programa de reconstituição de APPs (áreas de preservação permanente);

Programa de Manejo Ambiental (ou Plano de Manejo).

 

A Replante Ambiental conta com equipe técnica multidisciplinar especializada nas diversas áreas ambientais e pode desenvolver e coordenar a implantação de diversos programas e estudos ambientais.

Modelagem Matemática de Dispersão Atmosférica de Poluentes

Através das técnicas mais recentes e especializadas da Engenharia de Controle da Poluição do Ar estes estudos ambientais abordam as características de dispersão de determinado poluente.

É necessário o conhecimento das características de dispersão de cada poluente, mais comumente Monóxido de Carbono (CO), Dióxido de Carbono (CO2), Óxidos de Nitrogênio (NOx), Compostos Orgânicos Voláteis (COV) e Material Particulado, entre outros. Além disso, devem-se considerar informações meteorológicas, incluindo intensidade e direção dos ventos, umidade, temperatura, etc., e ainda as características topográficas da região em questão e a antropização presente na área.

Esta ferramenta de estudos ambientais é capaz de avaliar e indicar as concentrações de determinado poluente por toda uma área ou região, mensurando o impacto específico de uma fonte poluidora (ex: chaminé) sobre uma cidade ou agrupamento residencial por exemplo.

Preparação para certificação ISO 14000

A Certificação da série ISO 14.000 é atualmente o mais importante reconhecimento ambiental no mundo e envolve: os Sistemas de Gestão Ambiental (SGA), auditorias, rotulagens (selos verdes), performance ambiental, análise de ciclo de vida; além de, estudos ambientais, desenvolvimento de produtos ambientalmente corretos, comunicação ambiental e até mudanças climáticas.

A certificação representa a situação de conformidade da empresa perante as leis ambientais, a capacitação da equipe técnica na questão ambiental, estudos ambientais da atividade/empresa e eventuais ações corretivas necessárias. É inclusive utilizada na determinação de risco de investimento por bancos, influenciando significativamente em taxas de juros em empréstimos ou investimentos externos.

A metodologia promove a sustentabilidade da cadeia produtiva ao exigir das empresas, fornecedores devidamente certificados, aumentando as restrições às empresas sem qualquer preocupação com o meio ambiente. A Replante Ambiental e seus parceiros estão capacitados a preparar as empresas para receber a auditoria e serem devidamente certificadas como ISO 14.001 ou outras normas, como a ISO 14.064.

Solicite uma visita

Nossos consultores ambientais estão à disposição para visitá-lo em sua empresa, discutir e conhecer melhor o caso e suas características, identificando eventuais pontos de atenção e ainda permitindo o preparo de uma proposta de orçamento mais precisa, de acordo com suas necessidades.

ESTUDOS DE RISCO AMBIENTAL

Para a instalação de equipamentos que utilizem ou armazenem produtos perigosos, a Replante Ambiental dispõe de equipe especializada em estudos de risco ambiental e proposição de medidas de minimização de risco.

 

Em muitos casos o órgão ambiental solicita estudos de risco ambiental como o Plano de Gerenciamento de Risco (PGR) e o Plano de Ação de Emergência (PAE), ou até mesmo de um estudo mais completo e abrangente, o Estudo de Análise de Risco (EAR). Isso varia de acordo com as normas do órgão ambiental, como por exemplo, a Norma de Procedimento CETESB P4.261 - "Manual de Orientação para a Elaboração de Estudos de Análise de Riscos”, ou até normas internacionais. Os estudos de risco ambiental minimizam o gasto decorrente de eventuais acidentes uma vez que previnem e/ou minimizam perdas de patrimônio e danos ao ser humano, reduzindo gastos com hospitais, indenizações, entre outros.

 

Deve-se revisar e atualizar constantemente os estudos de risco ambiental, não apenas por eventuais ampliações ou alterações de processo, mas principalmente visando à sua melhoria e assim aumentando a segurança de operação da fábrica.

 

Com estas preocupações em mente, a Replante Ambiental e sua equipe técnica estão preparadas a desenvolver e atualizar os estudos de risco ambiental conforme as normas vigentes, visando à maior segurança do patrimônio e recursos humanos.

ESTUDOS DE VIABILIDADE AMBIENTAL E LOCACIONAL

Estudos de viabilidade ambiental e locacional são fundamentais em novos empreendimentos, uma vez que avaliam objetivamente todas as particularidades da(s) área(s) em que se deseja instalar a empresa ou empreendimento.

 

Devem-se realizar estudos de viabilidade ambiental em cada local pretendido, analisando as possibilidades de obstáculos ambientais, sociais e de licenciamento, além de riscos a imagem da marca, dificuldades e oportunidades no licenciamento ambiental do novo empreendimento, entre outros fatores.

 

O resultado destes estudos de viabilidade ambiental será um painel conclusivo e explicativo, que permitirá ao empreendedor avaliar as melhores alternativas locacionais, além de fornecer diretrizes para um melhor licenciamento ambiental e gestão futura do novo empreendimento. Os estudos de viabilidade ambiental e locacional devem ser feitos antes do Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) e do Relatório Ambiental Preliminar (RAP), uma vez que os estudos de viabilidade ambiental e locacional irão suprir o EIA/RIMA e o RAP de informações que facilitarão suas aprovações futuramente, através de um local melhor escolhido e conhecido.

 

A Replante Ambiental é especializada em estudos de viabilidade ambiental e locacional, já atendeu diversos clientes, de todos os portes, incluindo Toyota, Coca-Cola, Pepsi, General Motors, Loteamentos, entre outros. A Replante Ambiental está preparada para auxiliar também a sua empresa a localizar o melhor site para uma implantação tranqüila, simplificada e sem surpresas.

ESTUDO DE REMEDIAÇÃO DE ÁREAS CONTAMINADAS

O estudo e remediação de áreas contaminadas são necessários principalmente nos casos de contaminação do solo, decorrentes do desconhecimento daqueles que utilizam o local sobre formas de prevenir que substâncias estranhas vazem e o contaminem. Casos assim eram comuns quando esse assunto não era tão difundido e não havia legislação específica para tal, ocasionando o surgimento dos estudos e remediação de áreas contaminadas.

Quando os estudos e remediação de áreas contaminadas não são empregados, assim que detectado o problema, a poluição pode se agravar e tornar-se muito séria, durando décadas ou até séculos, atingindo lençóis freáticos, águas subterrâneas e poços artesianos, por vezes até aparentemente longe do local contaminado, com risco de danos à saúde humana, fauna e flora.

A legislação ambiental determina que a responsabilidade pelos estudos e remediação de áreas contaminadas é tanto do responsável atual pela área quanto dos antigos proprietários e/ou causadores da contaminação, e é considerada crime ambiental. Apesar disso, os estudos e remediação de áreas contaminadas não são prioridade para muitos, o que é um erro.

Atualmente, segundo dados da CETESB (Nov/2008), o Estado de São Paulo tem 2514 áreas contaminadas registradas, das quais 78% são devido a postos de gasolina (graças aos novos requisitos de licenciamento aos mesmos definidos pela Resolução CONAMA n° 273 de 2000). A constatação da existência de passivo ambiental em local objeto de novos licenciamentos ou renovações pode dificultar ou até impedir a obtenção de novas licenças se não houver a condução adequada do caso junto ao órgão ambiental pela Replante Ambiental.

Uma vez identificado que o local pode estar contaminado, os estudos e remediação de áreas contaminadas são iniciados com investigações mais profundas, a fim de confirmar o “acidente ambiental” e coletar informações que permitam determinar quais as características da contaminação e a profundidade da descontaminação ambiental que será produzida.

Os estudos e remediação de áreas contaminadas irão determinar o gradiente da contaminação, sua pluma, se atingiu ou não lençóis freáticos e qual o método mais apropriado de descontaminação da área em questão.

A Replante Ambiental conta com geólogos e engenheiros especializados em estudos e remediação de áreas contaminadas, e está acostumada com o encaminhamento estratégico e gestão do relacionamento com a Agência Ambiental no processo de limpeza da área.

 

LICENCIAMENTO AMBIENTAL

O Licenciamento Ambiental é atualmente uma etapa crítica do ciclo de vida de qualquer empresa, tanto na implantação de novos empreendimentos como na ampliação e operação dos mesmos.

Através das Agências Ambientais (CETESB, CRA, FEEMA, SEMAD, IAP, FATIMA, entre outras), o licenciamento ambiental atua como uma forma do poder público acompanhar e fiscalizar indústrias e empreendimentos em operação e implantações.

É fundamental que o licenciamento ambiental seja realizado de forma técnica e especializada, de modo a garantir maior tranqüilidade e menor risco empresarial durante a vigência destas licenças. O licenciamento ambiental é condicionante primário à certificação ambiental completa de qualquer atividade ou produto e até financiamentos ou empréstimos.

Licenciamento Ambiental: LP – Licença Prévia

É o primeiro passo do licenciamento ambiental e deve ser solicitada antes do início da implantação do empreendimento, na fase de Projeto Básico ou Conceitual e pode envolver a realização de Estudo de Impacto Ambiental (EIA-RIMA), Relatório Ambiental Preliminar (RAP), Relatório de Controle Ambiental (PCA), Plano de Controle Ambiental (PCA), ou até, no caso de baixo grau de impacto, ser solicitada juntamente com a licença de instalação (LI).

Esta licença atesta a viabilidade ambiental do conjunto: Atividade + Local + Impacto, e é necessária na solicitação de outras licenças.

Licenciamento Ambiental: LI – Licença de Instalação

É a segunda etapa do licenciamento ambiental sendo solicitada após a obtenção da Licença Prévia, na fase de Projeto Executivo do empreendimento, e definirá objetivamente as dimensões e características do mesmo e o impacto no local pretendido. Também permite o inicio das obras de implantação do ponto de vista do licenciamento ambiental.

Licenciamento Ambiental: LO – Licença de Operação

Próximo passo do licenciamento ambiental, a LO contempla a verificação do projeto implantado e executado, testes de operação e permite o efetivo início de funcionamento do empreendimento. Deve ser renovada por período determinado conforme critério interno do órgão ambiental.

RELATÓRIO AMBIENTAL

PRELIMINAR

O Relatório Ambiental Preliminar (RAP) é um estudo qualitativo, realizado por uma equipe de especialistas (biólogos, geólogos, advogados, etc.), abrangendo os impactos a serem causados.

 

O relatório ambiental preliminar é um instrumento de análise da viabilidade ambiental de empreendimentos ou atividades considerados causadores de degradação ambiental potencial ou efetiva.

 

No relatório ambiental preliminar é feito um diagnóstico, onde se caracterizam o empreendimento e a situação do meio ambiente: física, biológica e socioeconômica.

 

Já a etapa de prognóstico irá caracterizar com base nos dados coletados e estudos realizados, a situação futura do local, com e sem o empreendimento e, finalmente, os impactos ambientais propriamente ditos, além das medidas necessárias à mitigação e compensação.

 

Este estudo do relatório ambiental preliminar servirá de base para a análise do órgão ambiental na emissão de Licença Prévia (LP), ou eventual solicitação de EIA-RIMA, caso seja verificado potencial impactante significativo.

 

A Replante Ambiental está preparada para conduzir o relatório ambiental preliminar, incluindo a seleção e coordenação de equipe multidisciplinar especializada para cada tipo de empreendimento de modo a alcançar uma qualidade técnica diferenciada.

 

O relatório ambiental preliminar proporciona uma aprovação mais rápida e um início de implantação mais breve do empreendimento.

 

^

Rua Benjamin Constant, 490 - Centro - São José do Rio Pardo - SP

contato@replanteambiental.com

19 3684-1661  •  19 99305-2585

Copyright 2017 © Gargitter Design & Illustration